Ordem e Progresso?

Descrição do posSe voc6e pudesse escolher uma frase para colocar bem no meio da bandeira do Brasil, qual você escolheria?t.

Paula Rosanne

5/29/20232 min ler

Se você tivesse o poder de definir o lema do Brasil, qual seria?

Imagina você lá em 1889, e te perguntam: Qual frase você quer colocar na bandeira? Que valores você gostaria de transmitir?

Seria “ordem e progresso”? E o que é ordem e o que é progresso?

Todo conceito, toda definição, que parecem verdades absolutas, são construídos dentro de um contexto onde uns têm mais poder que outros. Dentro de um contexto desigual. Por exemplo, quando eu falo progresso é isso…Ordem é aquilo…Desenvolvimento é tal coisa…Esses conceitos, que parecem super naturais, quase bíblicos,…na verdade eles nasceram dentro de uma lógica desigual.

Se a gente esquecer esse detalhe, nosso senso crítico fica meio vulnerável. A gente vira uma maquininha de repetir conceitos. Por exemplo, quem decidiu colocar ordem e progresso bem no meio da bandeira do Brasil?

Foram os indígenas? Foram os afrodescendentes? Os quilombolas? Os trabalhadores do campo? Foi uma mulher?

Lembrando que o contexto da idealização da bandeira foi o mesmo do fim da escravidão no Brasil. A abolição foi no ano anterior. Nossa bandeira foi idealizada por 4 intelectuais, todos homens e brancos. Nada contra homens brancos, isso é só para exemplificar que todas as minorias foram excluídas do processo de idealização do que seria o Brasil republicano e independente.

No nosso país ordem e progresso significava exatamente se desprender da cultura indígena e africana e ser mais parecido com a Europa.

A nossa bandeira, símbolo pátrio, foi inspirada no lema do positivismo, corrente de pensamento filosófico que surgiu na Europa. O lema dos positivistas era: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.

No Brasil a gente exclui o amor e ficou com a parte mais difícil, colocar em ordem um país fundado em bases desiguais.

E agora a solução é queimar a bandeira? Eu não visto mais verde amarelo?

Muita calma nessa hora porque é ano de copa. A bandeira é um símbolo nacional que pode ser ressignificada, assim como os conceitos.

Os conceitos estão em constante mudança, eles vão se transformando de acordo ao contexto histórico e social. Para mim progresso é combater a desigualdade e buscar formas mais coletivas de viver em sociedade.

Resumindo, os conceitos podem ser reformulados e questionados. Precisamos de conceito com uma perspectiva popular, que contemple as minorias e reconheça as relações desiguais de poder que atravessam o presente e o passado do Brasil.

Manzanal, Mabel (2014). “Desarrollo. Una perspectiva crítica desde el análisis del poder y del territorio”, Realidad Económica 283, IADE, Buenos Aires, 2014.

Sêga, Rafael Augusto (2004). Ordem e Progresso. Mais do que um simples lema na bandeira, as idéias positivistas de Augusto Comte impregnaram a recente república

Episódios sugeridos
Referências